sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pressão da Globo tira TV Diário do ar


Desde a meia-noite desta sexta-feira, o sinal da TV Diário está fora do ar nas parabólicas de todo o Brasil. Aparentemente a Rede Globo, que mantém contrato de afiliação com a empresa que é dona da TV Diário, a TV Verdes Mares, se mostrou descontente pelo fato dela estar ultrapassando seus limites de cobertura.

Independente de quem seja o mérito nessa briga, o certo é que a TV Diário fora do ar em rede nacional é uma perda do país como um todo. Significa mais um retrocesso no processo de difusão do mercado televisivo brasileiro, hoje totalmente concentrado no eixo Rio-São Paulo.

A rede de afiliadas da Globo é com certeza o maior e melhor parque técnico de radioteledifusão do país e isso gera um medo imenso na matriz, de que um dia elas cortem o cordão umbilical e deêm seu grito de independência. Daí vem os grandes laços políticos que unem várias afiliadas com a Rede Globo como a TV Bahia, propiedade do clã de Antônio Carlos Magalhães, só pra ficar em um exemplo.

Este com certeza será apenas o primeiro de muitos problemas que a Rede Globo vai enfrentar nesta matéria nos próximos anos. A TV TEM, por exemplo, afiliada que cobre quase 80% do estado de São Paulo, cada vez mais investe em transmissões próprias de jogos de futebol, noticiários matutinos e programas de variedades. É esperar pra ver os próximos rounds.